INSCRIÇÃO    INSTAGRAM English Version
16 a 18 de Outubro
Aprimore seus conhecimentos e compartilhe experiências no maior encontro de cardiologia do Tocantins.

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O XVII Congresso Tocantinense de Cardiologia, objetiva o aprimoramento técnico científico de docentes, discentes e profissionais que atuam na região, além de estimular a comunidade acadêmica à participação em eventos científicos extracurriculares. Tais eventos visam a formação e a busca permanente de atualização do conhecimento, indispensável ao correto exercício das futuras profissões.
1. DAS OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1. O XVII Congresso Tocantinense de Cardiologia ocorrerá entre os dias 16 a 18 de outubro de 2025 em Palmas/TO. A submissão dos trabalhos dar-se-á pela plataforma virtual (https://sbc.iweventos.com.br/evento/soceto2025, divulgada no site da SOCETO) até às 23:59 de 10 de outubro de 2025 às 23h59m (horário de Brasília) para todos os cursos da saúde. Não será cobrado nenhuma taxa. As submissões de trabalhos não se restringem à nenhuma comunidade acadêmica. Todos os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico e poderão ser aprovados ou rejeitados pelo avaliador.
1.2. Cada autor poderá participar de 05 (cinco) trabalhos como autor principal. Serão permitidos no máximo, 08 (oito) autores por trabalho, o primeiro autor deverá ser o apresentador e o último autor o professor orientador.
1.3. Os trabalhos aprovados no XVII Congresso Tocantinense de Cardiologia serão publicados nos anais do evento.
1.4. Os trabalhos são de total responsabilidade dos autores, respeitando os princípios da ética e dos direitos autorais.
1.5. Após o envio, o trabalho NÃO poderá ser modificado nem será possível haver inclusão/exclusão de autor(es).

2. TABELAS E ILUSTRAÇÕES
2.1. Todos os dados apresentados em Tabelas e/ou Figuras devem ser discutidos, não sendo repetidos no corpo do texto, apenas discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. As ilustrações devem ser precedidas de sua palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Após a ilustração, deve se indicar obrigatoriamente a fonte consultada, mesmo sendo de própria autoria, conforme a ABNT NBR 10520. As tabelas devem ser conforme as Normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
2.2. O artigo poderá conter em seu corpo no máximo 5 elementos ilustrativos que inclui (quadros, tabelas, mapas, figuras etc.)

3. SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
3.1. Os autores devem submeter os seus trabalhos no formulário na plataforma virtual. https://sbc.iweventos.com.br/evento/soceto2025,
3.2. Serão sumariamente rejeitados os trabalhos que apresentarem: a) múltiplos erros ortográficos e gramaticais; b) plágio integral, parcial ou conceitual, c) que não esteja no formato ou formatação solicitada.
3.3. Os trabalhos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: a) Somente artigos provenientes de Pesquisa cientifica e ou Estudo de Dados públicos. b) Relevância e contribuições do trabalho para o eixo temático. c) Diálogo com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado. d) Adequação às normas do template e correção linguística.
3.4. No ato da submissão o autor assume ser titular dos direitos autorais de seu artigo científico, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos.
3.5. Na plataforma o proponente deverá anexar o artigo (em formato PDF ou WORD, com tamanho máximo de 10MB): COM a identificação no cabeçalho.
3.6. Os trabalhos das diversas áreas que envolvam humanos ou animais devem atentar para: quando os experimentos que compõem o trabalho envolverem animais ou seres humanos deve-se, obrigatoriamente, adicionar o código da aprovação (protocolo/processo/número) em comitê de ética em experimentação animal ou comitê de ética humana no item ‘Material e Métodos’ do artigo, e anexar o parecer consubstanciado (em formato PDF) da aprovação do Comitê de Ética da Instituição, em anexo no artigo identificado. No caso de trabalhos com seres humanos, certas informações relevantes para o trabalho, como idade e gênero, devem ser citadas; no caso do uso de animais de laboratório, devem ser identificados a espécie, a idade, o peso e o gênero.
3.7. Os resultados quantitativos devem, obrigatoriamente, apresentar: número de amostras, média e erro padrão, porcentagem do controle, etc. Valores estes que devem ser apresentados nos resultados.
3.8. Trabalhos da área vegetal devem atentar: nomes científicos (espécie e gênero) devem ser grafados em itálico, com inicial (Gênero) em letra maiúscula, devem vir acompanhados do nome do respectivo autor, e quando presentes no título não podem ser escritos em caixa alta. Ex. Inga alba (Sw.) Willd.
3.9. Submissões de Artigos Científicos específicos das Ligas Acadêmicas, devem respeitar o Regulamento Geral das Ligas, portanto para contarem como produtividade de acordo com o Art. 30, deve ser submetido 1 artigo para contar no quesito publicação em eventos científicos, e outro artigo que, se selecionado contará no quesito trabalhos apresentados em eventos científicos da área.
4. MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO
4.1 SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
4.2 Os autores devem submeter os seus trabalhos no formulário na plataforma virtual https://sbc.iweventos.com.br/evento/soceto2025, informada através do site da SOCETO.
4.3 TÍTULO: deve conter, no máximo, 135 caracteres ou 14 palavras em letras maiúsculas e em negrito, centralizado e fonte 14. Se houver subtítulo deve ser escrito em letras minúsculas.
4.4 Autores: Para o envio eletrônico do trabalho é necessário o preenchimento dos nomes completos dos autores com seus respectivos dados. Para artigos propostos das ligas acadêmicas o autor principal deve vir no e-mail das ligas acadêmicas.
4.5 O artigo deverá ser escrito em português e deverá conter e especificar: Título, Resumo, Abstract, Introdução (objetivo no último parágrafo da introdução), Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, e Referências Bibliográficas.
4.6 Deverão ser confeccionados em Word ou PDF, obedecendo à formatação: Fonte Arial; tamanho 12; espaçamento simples para todo o artigo, parágrafo recuado a 1,5 cm; margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Os arquivos deverão possuir no máximo 10 (dez) páginas.
4.7 Palavras-chave: Apresentar de 3 a 5 palavras-chave em ordem alfabética, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

5 MODALIDADE RESUMO
5.1 SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
5.2 Os autores devem submeter os seus trabalhos no formulário na plataforma soceto.com.br
5.3 O resumo simples deve ser estruturado com os seguintes itens: Título, introdução objetivos, materiais e método (sem inclusão de tabelas, equações, desenhos e figuras), resultados, considerações finais e palavras-chave. Sendo o título do arquivo o mesmo do trabalho não deve conter referências bibliográficas. O resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
5.4 Palavras-chave: apresentar de 3 a 5 palavras-chave em ordem alfabética, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
5.5 O resumo do trabalho deve conter de 300 a 500 palavras com fonte Arial, em corpo 12, justificado, em parágrafo único, com espaçamento simples entre as linhas, as palavras-chave - de três a cinco, separadas por ponto, dispostas em sequência, na mesma linha, fonte Arial, corpo 12, justificadas.
5.6 O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se as linhas temáticas de acordo com o item 1.5.
5.7 Os trabalhos devem ser submetidos, em formato PDF ou WORD, com tamanho máximo de 10 MB: um COM a identificação no cabeçalho e outro SEM a identificação no cabeçalho .
5.8 Autoria: Alinhada à direita, logo abaixo do título (com espaçamento 1,5 cm) abaixo do título). O espaçamento entre os nomes dos autores deve ser simples. Utilizar nota de rodapé para indicar as credenciais dos autores (titularidade, vínculo com instituição, se professor ou acadêmico, curso/período e endereço de e-mail);

6 MODALIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA
6.1 SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
6.2 Os autores devem submeter os seus trabalhos na plataforma soceto. https://sbc.iweventos.com.br/evento/soceto2025,
6.3 O Relato de Experiência deve ser redigido utilizando a norma padrão da língua e formato conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho deve conter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 10 (dez).
6.4 Deverão ser produzidos em Word ou PDF, obedecendo à formatação: Fonte Arial, tamanho 12; espaçamento simples para todo o relato, parágrafo recuado a 1,5 cm; margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
6.5 O Relato de Experiência deverá ser escrito em português e deverá conter e especificar: Título, Resumo, Introdução (objetivo no último parágrafo da introdução), Metodologia, Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.
6.6 O título deverá ser claro, conciso e refletir a essência do trabalho. Deve constar em Língua Portuguesa; fonte do título: caixa alta, negrito, centralizado e fonte 14. Se houver subtítulo deve ser escrito em letras minúsculas; caracteres ou palavras: 135 caracteres ou 14 palavras;
6.7 Autoria: Alinhada à direita, logo abaixo do título (com espaçamento 1,5 cm) abaixo do título). O espaçamento entre os nomes dos autores deve ser simples. Utilizar nota de rodapé para indicar as credenciais dos autores (titularidade, vínculo com instituição, se professor ou acadêmico, curso/período e endereço de e-mail);

7 DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Os critérios de avaliação seguem os padrões científicos e de normalização segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
Perguntas metodológicas orientarão as avaliações.
1. O título corresponde ao problema proposto?
2. A introdução apresenta consistência interna? (objeto delimitado e justificativa)
3. O estudo apresenta objetivo interligado ao título e aos resultados?
4. A metodologia utilizada é pertinente ao problema proposto?
5. Os resultados são condizentes com os objetivos apresentados e possuem relevância acadêmica?
6. A conclusão responde satisfatoriamente ao problema enunciado na introdução?
Serão utilizados os critérios abaixo para avaliação dos resumos:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do evento e relacionar-se à área temática escolhida;
O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;
A redação deve seguir a norma culta da língua portuguesa;
O resumo deve estar rigorosamente dentro das normas.

8 DAS APRESENTAÇÕES
8.1 As apresentações serão exclusivamente em forma de pôster digital( TV) e apresentação oral em power point, no dia 16/10 das 08:30 as 11h e das 14:30 às 17hs em local a definir.


9 DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
9.1 Somente os trabalhos aprovados receberão certificado.
9.2 Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores.
9.3 A Comissão Organizadora não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.
9.4 Os autores deverão seguir o cronograma previsto no Edital de Submissão e apresentação conforme a programação.

9.5 Cronograma com as datas importantes:
Atividade Data Início da submissão de trabalhos 18/08/2025
Prazo final para submissão de trabalhos 03/10/2025
Avaliação dos Trabalhos 04/10/2025 a 10/10/2025
Prazo final para divulgação dos trabalhos aceitos no evento 11/10/2025
Apresentação dos trabalhos aprovados 16/10/2025

9.6 Os casos omissos serão julgados pela Comissão Técnico-Científica do XVII Congresso Tocantinense de Cardiologia
Palmas - TO, 14 de agosto de 2025.



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